O MTV Video Music Brasil (VMB) é uma premiação musical realizada pela MTV Brasil.Nos primeiros anos foi conhecida como MTV Brasil Video Music Awards. Existente desde 1995, sua principal característica é premiar os melhores videoclipes nacionais através da votação da audiência e de um júri especializado. No ano de 2007, suas categorias foram reformuladas a fim de prestigiar mais os artistas e as músicas, apesar da categoria Clipe do Ano continuar representado a antiga intenção.
CURIOSIDADES
Pitty foi a banda que mais ganhou Vmbs, totalizando um total de 15.
O Linkin Park é o maior vencedor da categoria Melhor Videoclipe Internacional com três prêmios em três anos seguidos. Além disso, esta categoria foi inaugurada no VMB de 2002, segundo algumas fontes, já visando a vitória do grupo americano.
O VMB de 2006 foi o primeiro a ser apresentado por três VJs: Marcos Mion, Cazé Peçanha e Daniela Cicarelli.
No VMB de 2001 pela primeira e única vez teve uma categoria destinada ao pior, "o pior clipe do mundo", embalado pelo programa do mesmo nome, apresentado por Marcos Mion. Quem acabou levando o "prêmio" foi Supla com o clipe de "Green Hair (Japa Girl)". O clipe era sempre exibido no programa de Mion, em qualquer tema
Caetano Veloso protagonizou uma dos momentos mais marcantes da história do evento, ficando furioso ao vivo e em pleno palco e falou a seguinte frase "O pessoal da MTV, bota essa p... pra funcionar direito", quando houve problemas técnicos que atrapalhavam sua apresentação com David Byrne no VMB de 2004. Depois de três blocos, a apresentação dos dois músicos foi realizada com sucesso.
Outro momento desastroso, foi no VMB de 2008. A apresentação da banda inglesa Bloc Party é considerada uma das piores apresentações da história da premiação. O maior motivo, foi a performance com o auxilio de um Play-Back, além de uma queda do palco com o vocalista Russell Lissack.
Os Racionais MC's também fizeram história ao levar o VMB de 1998 na categoria escolha da audiência por "Diário de um Detento", além de um show memorável na premiação.
O VMB de 1999 foi o primeiro a ser apresentado por um VJ da casa. Quem comandou a premiação naquele ano foi Cazé Peçanha.
O VMB de 2006 foi o primeiro a ter um show internacional, da banda Living Things. Além disso, alguns artistas internacionais já marcaram presença no evento, como o vocalista do The Calling Alex Band, o ex-Talking Heads David Byrne e o ex-baixista do Metallica, Jason Newsted. Em 2007, Marilyn Manson e Juliette and the Licks se apresentaram. Já em 2008, aconteceram performances do Bloc Party e de Ben Harper. Em 2009, é a vez de Franz Ferdinand e o rapper, Ja Rule.
Apenas quatro bandas ganharam o principal prêmio do VMB (de 1995 à 2006 a Escolha da Audiência e a partir de 2007 o Artista do Ano) por mais de uma vez, que foram Skank, Charli Brown Jr., Nx Zero e a Pitty, todos com 2 prêmios cada um.
Ao contrário do VMA e do EMA, o VMB não tem um troféu oficial. As estatuetas entregues aos vencedores variam de acordo com o tema da premiação. Em anos mais recentes, o VMB adotou um cão como troféu.
Atualmente o VMB acontece no Credicard Hall. Mas já ocorreram edições realizadas no Memorial da América Latina, no Palácio das Convenções do Anhembi e no Via Funchal, sempre em São Paulo.
Marcos Mion foi o único a apresentar a premiação três vezes, em 2001, 2006 (ao lado de Cazé Peçanha e Daniella Cicarelli) e 2008, além de ganhar o prêmio "Twitter do ano" em 2009.
Em 2005, o ator e diretor Selton Mello apresentou o prêmio de Melhor Direção, no qual concorria como diretor do clipe "Flerte Fatal" da banda Ira!, porém o vencedor foi Luis Carone, diretor de "Você Sabe" dos Autoramas. Por dificuldades de acesso, Carone não conseguiu chegar ao palco para receber o troféu.
Autoramas foi a 1º e única banda independente a ser a maior vencedora de uma edição: Em 2005 ganharam Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Videoclipe Independente.
O VMB de 2009 é a edição da premiação com o maior número de categorias, ao todo foram 26 categorias, que acabaram resultando em uma edição especial fora da premiação para entregar boa parte dos prêmios, chamado de VMB Antes.
Cerimônias
1995
1996
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
Apresentadores do VMB
1995 - Marisa Orth
1996 - Pedro Cardoso
1997 - Pedro Cardoso
1998 - Carlinhos Brown
1999 - Cazé Peçanha
2000 - Luana Piovani
2001 - Marcos Mion
2002 - Fernanda Lima
2003 - Fernanda Lima
2004 - Selton Mello
2005 - Selton Mello
2006 - Marcos Mion/Cazé Peçanha/Daniella Cicarelli
2007 - Daniella Cicarelli
2008 - Marcos Mion
2009 - Marcelo Adnet
Categorias
Categorias atuais
Artista do Ano
Hit do Ano
Banda/Artista Revelação
Aposta MTV
Videoclipe do Ano
Show do Ano
WebHit do Ano
Blog do Ano
Twitter do Ano
Vocalista (Banda dos Sonhos)
Guitarrista (Banda dos Sonhos)
Baixista (Banda dos Sonhos)
Baterista (Banda dos Sonhos)
Filme / Documentário Musical do Ano
Rock
Rock Alternativo
Hardcore
Pop
MPB
Samba
Reggae
Rap
Instrumental
Eletrônico
Artista Internacional do Ano
Game do Ano
Categorias extintas
Melhor videoclipe de animação
Melhor videoclipe de axé
Melhor videoclipe de pagode
Ídolo do ano
Escolha da audiência
Melhor videoclipe de pop
Melhor videoclipe de rock
Melhor videoclipe de MPB
Melhor videoclipe de rap
Melhor videoclipe independente
Melhor democlipe
Melhor videoclipe de música eletrônica
Melhor videoclipe internacional
Melhor website de banda ou artista
Pior Clipe
Melhor performace ao vivo em videoclipe
Melhor videoclipe do Ano
Melhor direção
Melhor direção de arte
Melhor edição
Fotografia
Vc Fez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário